Trabalhadores que manuseiam lã de vidro no dia-a-dia correm algum tipo de risco?

Trabalhadores que manuseiam lã de vidro
Trabalhadores que manuseiam lã de vidro

 

Não. Os cientistas têm estudado trabalhadores e ex-trabalhadores de fábricas produtoras de fibras de vidro e trabalhadores que instalam isolantes de lã de vidro.

O resultado de seus estudos indicam não ter sido estabelecida correlação entre exposição às fibras de vidro e o câncer, ou qualquer outra doença nesse grupo de trabalhadores.

Qual é a opinião dos especialistas em saúde ocupacional sobre os resultados destes estudos?

Especialistas renomados na área da saúde concordam que as fibras de vidro podem ser utilizadas com segurança. Nos Estados Unidos, incluem-se o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) e o departamento de Proteção ao Meio Ambiente (EPA). Entre as instituições científicas internacionais que examinam as pesquisas estão o Instituto Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e a Organização Mundial de Saúde (WHO).

Recentemente o Instituto Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) baixou a classificação internacional da lã de vidro, lã de rocha e lã de basalto da classificação do Grupo 2B ("possivelmente cancerígeno para humanos") para o Grupo 3 ("não classificado como cancerígeno para humanos").

Quais as medidas de segurança que devem ser observadas ao se instalar isolantes de lã de vidro?

Ao se trabalhar com lã de vidro solta, em ambientes fechados ou com pouca ventilação, ou juntamente com ferramentas elétricas, deve-se usar máscara descatável.

Quando se deve usar máscara?

  • Em locais fechados.
  • Ao instalar os isolantes de lã de vidro.
  • Ao utilizar ferramentas elétricas.
  • Sempre que achar necessário.

A irritação causada pelas fibras de vidro representa um problema sério para a saúde?

Não. A fibra de vidro é um irritante mecânico. Alguns procedimentos simples, antes, durante e depois da instalação (manuseio), podem reduzir os efeitos irritantes da lã de vidro. Siga estas recomendações simples:

  • Proteja os olhos, usando óculos de segurança ou ampla visão.
  • Use boné, se instalar o material acima de sua cabeça;
  • Use camisa de mangas compridas e folgadas, calças e luvas para diminuir o contato das fibras de lã de vidro com a pele;
  • Não esfregue a pele irritada. Retire as fibras de sua pele com água e sabão. O uso de um creme de mão poderá ajudar. Se a irritação não melhorar dentro de um ou dois dias, procure um médico;
  • Após completar a instalação (manuseio), lave as roupas de trabalho separadamente das roupas comuns.
  • Olhos: Enxágue os olhos com água durante pelo menos 15 minutos. Se a irritação persistir, procure um médico.

Produtos relacionados